Como dar partida em um carro

Como dar partida em um carro

Quando a sua viagem de repente não começa com a bateria descarregada, saber como usar cabos auxiliares é uma boa habilidade para se ter. A princípio, dar a partida em um carro pode parecer uma situação estressante, mas você logo perceberá que é uma das maneiras mais fáceis de dar partida no veículo. Para trazer sua bateria de volta à vida, tudo que você precisa são cabos de jumper e outro veículo com uma bateria funcionando. Descubra como dar partida em um carro seguindo estas etapas.

1. Revise o seu manual do proprietário

A segurança deve ser uma prioridade sempre que você estiver trabalhando sob o capô , portanto, sempre revise o manual do proprietário antes de começar a conectar quaisquer cabos. O fabricante do seu veículo fornecerá recomendações específicas e precauções de segurança a serem seguidas ao dar a partida. 

2. Posicione o veículo de trabalho

Quando estiver pronto para dar a partida no carro, posicione o veículo com a bateria funcionando perto o suficiente do motor do carro para poder conectar os cabos auxiliares. Se possível, estacione o carro em funcionamento de forma que ele fique de frente para o seu, como se os faróis de cada carro estivessem “olhando” um para o outro. Mantenha os veículos afastados cerca de 18 polegadas e certifique-se de que não se tocam. Coloque os dois carros na posição estacionada (ou neutro para carros com transmissão manual) e remova as chaves. 

3. Conecte os cabos jumper

Agora que todos estão estacionados, é hora de abrir o capô e conectar os cabos de ligação. Observe os terminais positivo e negativo da bateria; normalmente, eles são representados por um sinal + (positivo / vermelho) e um sinal – (negativo / preto). Seus cabos de jumper também terão grampos positivo / vermelho e grampos negativo / preto. 

Por motivos de segurança, há um processo exato que você precisa seguir ao conectar os cabos. Aqui está o que fazer: 

  1. Conecte a braçadeira de cabo positivo / vermelho ao terminal positivo da bateria descarregada. Certifique-se de que a conexão esteja firme.
  2. Conecte a outra braçadeira de cabo positivo / vermelho ao terminal positivo da bateria em funcionamento.
  3. Prenda o grampo negativo / preto ao terminal negativo / preto da bateria em funcionamento.
  4. Conecte a outra braçadeira negativa / preta a um aterramento no veículo com a bateria descarregada. Pode ser qualquer superfície de metal não pintada longe da bateria, como um parafuso ou bloco do motor. Faça o que fizer, nunca conecte este grampo ao terminal negativo da bateria descarregada – isso pode causar faíscas, que podem inflamar os gases da bateria e resultar na explosão da bateria. 

4. Inicie o veículo de trabalho

Com os cabos de ligação firmemente presos, ligue o carro com a bateria em funcionamento e deixe-o funcionando por alguns minutos. 

5. Ligue o veículo morto

Depois que o carro com a bateria funcionando estiver funcionando por alguns minutos, ligue o carro com a bateria descarregada. Se ligar, deixe-o funcionando por pelo menos 20 minutos para permitir que a bateria recarregue. 

6. Desconecte os cabos jumper

Se o seu veículo foi revivido com sucesso, agora você pode desconectar os cabos de ligação. Remova os cabos na ordem inversa em que foram conectados, como segue: 

  1. Grampo negativo / preto do carro anteriormente morto
  2. Grampo negativo / preto do carro auxiliar
  3. Pinça positiva / vermelha do carro auxiliar
  4. Pinça positiva / vermelha do carro anteriormente morto

Ao desconectar os cabos de jumper, certifique-se de que as braçadeiras removidas não toquem enquanto outra braçadeira ainda estiver conectada ao veículo. Isso pode criar uma grande faísca que pode causar ferimentos graves. 

O que fazer se o carro não der partida

Se o carro não der partida, verifique as conexões dos cabos e tente novamente. Uma braçadeira ligeiramente frouxa às vezes pode impedir uma partida bem-sucedida. Corrosão ou sujeira nos terminais da bateria também podem impedir uma boa conexão.

No caso de o início rápido ainda não funcionar, você provavelmente está lidando com um problema maior. Uma série de problemas podem estar presentes aqui, como um alternador com defeito ou uma bateria velha que precisa ser substituída. Entre em contato com seu mecânico local para obter assistência. (Aprender como prolongar a vida útil da bateria do seu carro também ajudará para referência futura.)

Para aqueles momentos em que você precisa de um impulso e não pode fazer isso sozinho, poder ligar para alguém pedindo ajuda pode ser um grande salva-vidas. Veja todas as maneiras pelas quais a assistência rodoviária pode ajudá-lo quando você e seu veículo estiverem em um beco sem saída.