Seu carro não liga? O que pode ocasionar isso? A bateria automotiva descarregou? A chave de ignição está com problema? Falta de combustível ou combustível de baixa qualidade? Problema na bomba ou no filtro de combustível?
De fato, independentemente do motivo, quando o carro não pega, não tem nada pior, porque sempre existem vários compromissos. E ninguém espera passar por um imprevisto como este, pois as atividades estão marcados e eles precisam ser cumpridos.
Porém, como todos os que tem carro estão sujeitos a isso, vamos falar mais sobre as 4 falhas que podem te deixar no sufoco sem aviso prévio. Confira!
1º Motivo que o carro não liga: porque a bateria automotiva está descarregada
Se o carro não liga, uma das falhas mais comuns é estar com uma bateria automotiva que descarregou por diferentes motivos. Esse é o diagnóstico mais fácil de ser observado, sabe por quê? Simples!
Quando a chave do carro gira, mas o veículo não entra em funcionamento e as luzes não acendem ou as palhetas estão se locomovendo lentamente, isso significa que a bateria de carro está descarregada.
A situação é recorrente ainda mais quando a pessoa deixa o carro parado na garagem por um longo período, quando as luzes são esquecidas acessas ou, ainda, quando o alternador do carro está apresentando alguma falha.
É importante estar atento, porque a bateria automotiva costuma durar em média quatro anos, porém é fundamental que o motorista esteja atento a todas as recomendações que o fabricante da peça pontua no manual.
Para resolver o problema de uma bateria ruim, a pessoa pode acionar o seguro e um prestador de serviço vai até o local para fazer a troca. Ou, dar uma carga ou quem não conta com esse tipo de auxílio pode contar com a ajuda de alguém para fazer uma chupeta e chegar até a oficina mais próxima.
2º Motivo de falha para o carro não pegar: atenção ao combustível
Infelizmente, nem sempre todo combustível que é usado nos carros é de qualidade. Isso é um problema grave e que pode fazer com que o carro não funcione de uma hora para outra.
Além desse problema, é possível ainda ter esquecido de abastecer ou o medidor está com alguma falha.
Essa é uma contestação difícil de ser feita por quem não é especialista na área. Por isso, a orientação é verificar se há cheiro de combustível forte no tanque.
Se ele estiver completamente vazio mesmo você tendo abastecido ou rodado uma quilometragem possível com o que havia no tanque, é possível que o veículo esteja com vazamento.
Neste caso, é fundamental buscar ajuda profissional para resolver o quanto antes!
3º Motivo de falha para o carro não pegar: Sistema de ignição
Quando você tenta dar partida e tem combustível, a bateria está funcionando e a chave gira, é possível que algum componente do motor esteja com problema.
Quando a aceleração está apresentando falhas ou o veículo está demorando pra retomar a velocidade ou está perdendo potência ou quando o carro consome mais do que o comum o problema está no sistema de ignição.
O motor funciona a partir da produção de faíscas elétricas que fazem a queima do combustível e o oxigênio, gerando a energia que faz com que o motor funcione, resultando no movimento do carro. Quando isso não acontece, é preciso recorrer a um mecânico, pois ele fará diversos testes a fim de resolver o problema.
Contudo, nem sempre você encontrará um mecânico ou outro profissional da área perto de você, por isso, é extremamente importante que você não ande sem um seguro para seu veículo.
4º Motivo de falha para o carro não pegar: Problema na chave de ignição
A quarta falha pode estar relacionada a chave de ignição. Esse costuma ser o problema mais simples de ser tanto identificado como resolvido.
Quando a chave não gira, isso pode indicar que ela esteja com dificuldade de leitura. Essa situação pode ser causada ou pela chave ou no leitor da ignição.
A primeira dica é tentar usar a chave reserva.
Se ela funcionar, quer dizer que o problema pode estar na chave que foi usada anteriormente, mas se isso não acontecer, é possível que o leitor não esteja funcionando de maneira adequada.
A pessoa que está tentando fazer o carro funcionar pode ainda tentar girar o volante e tentar dar novamente a partida.
Essa ação ainda que simples é importante, porque o sistema de ignição pode ser bloqueado quando as rodas da frente estão pressionadas ou desviadas contra alguma coisa.
Outra dica é pisar na embreagem e só depois girar a chave.
Se isso não der resultado, buscar ajuda profissional é fundamental para resolver essa situação.
Conclusão
Acima, mencionamos quatro problemas que podem aparecer em um veículo de uma hora para outra.
Quando o problema for bateria, a dica é contar com a Baterias BH 24 horas, pois a equipe está pronta para te atender a qualquer hora do dia ou da noite?
Afinal esse equipamento não tem hora de parar de funcionar e o que você não pode é ficar na mão, não é mesmo? Então, conte com a nossa ajuda sempre que precisar!