Sinais de um alternador ou bateria ruim

Sinais de um alternador ou bateria ruim

Seu estômago afunda quando você coloca a chave, mas o carro não liga. Se o seu carro não pega, geralmente é devido a um mau funcionamento da bateria ou do alternador. Se for um desses dois, colocar a culpa pode ser relativamente simples.

Bateria ou alternador: o que está causando o problema?

Iniciar e operar um motor, em sua forma mais simples, é um processo de três etapas. Primeiro, a bateria fornece um choque elétrico para o motor de partida. Isso faz o motor funcionar, o que coloca o alternador em ação. Finalmente, o alternador completa este ciclo carregando a bateria.

Usando o processo de eliminação, encontre o culpado ignorando a função da bateria e dando partida em seu carro. Se o motor der partida, mas morrer imediatamente, o alternador provavelmente não está mantendo a bateria carregada. Se um salto começa e mantém seu carro funcionando, mas ele não consegue dar a partida novamente com sua própria energia, uma bateria descarregada é provavelmente sua resposta.

Sinais de bateria descarregada

Verifique estes sintomas comuns de bateria descarregada:

  1. As luzes do painel estão fracas? Primeiro, verifique o medidor de bateria do painel. A bateria deve estar carregando, mesmo com o veículo desligado. Se as luzes do painel estiverem fracas, provavelmente algo está errado com a bateria. Experimente ligar os limpadores de pára-brisa, as luzes ou os vidros automáticos. Em seguida, certifique-se de que todos estejam desligados e tente ligar o carro novamente.
  2. Verifique se há corrosão da bateria . Se ainda assim não ligar, use um pano para limpar cuidadosamente qualquer corrosão na bateria e peça a alguém para ligá-la. Depois de ligar o motor por um tempo, desligue o carro. Se você não conseguir reiniciá-lo, é um sinal de que o alternador está fazendo seu trabalho de manter a bateria funcionando enquanto o motor está funcionando, mas a bateria não está retendo a carga quando o alternador para.
  3. A bateria do carro pode estar velha . À medida que as baterias envelhecem, elas se tornam menos capazes de reter uma carga porque o metal interno sofre corrosão. Em média, as baterias dos automóveis duram entre 2 e 5 anos . Eventualmente, o nível de carga da bateria diminui a ponto de, não importa quanta energia o alternador dê a ele, a bateria não consegue manter a energia suficiente para ligar o carro. No entanto, existem etapas que você pode seguir para ajudar a preservar a vida útil da bateria do seu carro.

Sinais de um alternador ruim

Se as etapas acima revelarem que a bateria está funcionando, é hora de dar uma olhada no alternador. Existem certos sintomas de alternador ruim para procurar, descubra como saber se o seu alternador está ruim:

  1. Reduza as luzes interiores . Enquanto dirige o carro, observe o brilho das luzes internas. Se o painel escurecer gradualmente, é provável que o alternador seja o culpado.
  2. Faróis escuros ou excessivamente brilhantes . Você percebe que os faróis ficam mais brilhantes conforme você acelera e diminuem quando você para? Isso geralmente é causado pelo alternador não manter a bateria adequadamente carregada.
  3. Ruídos de rosnados . Você ouviu um rosnado antes do problema começar? Isso às vezes ocorre antes de um alternador falhar.
  4. Cheiro de borracha queimada ou fio quente . Há sinais de que o alternador está superaquecendo, como cheiro de borracha queimada ou fios quentes? Nesse caso, é hora de substituí-lo.
  5. Teste o alternador . Alguns podem recomendar o funcionamento do motor com o cabo negativo da bateria desconectado para testar o alternador. No entanto, esta não é uma boa ideia porque pode danificar o sistema elétrico do seu veículo e causar problemas maiores. Descubra como testar um alternador .

Consertar sua bateria ou alternador pode ser um conserto caro. Veja como você pode encontrar o mecânico certo para trabalhar em seu veículo. Certifique-se de ter assistência na estrada para que possa obter ajuda caso seu carro não dê partida.