Bateria de carro: sinais que precisa de realizar a troca de bateria em BH

Bateria de carro: sinais que precisa de realizar a troca de bateria em BH

Não há como negar que a bateria de carro é um dos componentes mais importantes dentro de um automóvel. Afinal de contas, sem ele você não conseguiria nem sequer ligar o seu veículo ou fazer outras coisas básicas.

Por essa razão, é fundamental averiguar se a carga está em perfeito estado pois, dessa forma, se evita problemas mais sérios, como ter de chamar um guincho ou a famigerada “chupeta”. E, levando em consideração a eletrificação dos modelos, a bateria de carro é um componente vital.

Mas você sabe quanto tempo dura a bateria do carro? Em média, tende a ter uma vida útil de 2 a 3 anos, de acordo com a fabricante. No entanto, isso pode variar de acordo com o uso de cada pessoa. Sendo assim, deve-se saber identificar quando a bateria do carro está ruim. E é sobre isso que iremos falar.

Como funciona a bateria de carro?

Antes de tudo, você já parou para se perguntar como as baterias de carro funcionam? Falando de maneira bem simples, todas elas têm um único objetivo: armazenar energia. E esse recarregamento deve ser feito pelo alternador.

Mas como isso acontece? De forma química. Isto é, a bateria deve ter um óxido de chumbo, com placas de chumbo. Em relação ao seu revestimento, geralmente é de ácido sulfúrico. Nesse processo, a energia química acaba por se transformar em energia elétrica, sempre que for preciso.

Isso quer dizer que a responsabilidade da bateria para automóvel é de manter os sistemas elétricos e eletrônicos em standby quando você desligar o carro. Fora isso, também tem a função de alimentar todo o sistema elétrico do veículo, o que vai lhe garantir a iluminação.

Sinais que está na hora de trocar a bateria do carro

Certo, você já entendeu um pouco a respeito do seu funcionamento, mas como saber se a bateria do carro está ruim? Essa é uma dúvida clássica, mas que é essencial ficar atento em relação aos sinais, detalhes etc.

Afinal de contas, a partir do momento que você se atenta nessas questões, evita ter de passar por uma série de problemas, como ter de chamar um guincho ou fazer uma chupeta no seu carro, o que pode gerar em coisas mais sérias.

Por isso, dentre alguns dos sinais que é hora de trocar a bateria de carro, podemos citar os seguintes:

Carro com dificuldades para dar partida

Quando a sua bateria está nova, você consegue dar partida de forma rápida, sem que haja qualquer tipo de dificuldade. Porém, a partir do momento que o seu carro começa a “engasgar” para dar partida, é um dos sinais de que está chegando a hora de trocar.

Sem ignição

O ideal é que o carro ligue logo na primeira batida de chave. No entanto, caso note que há uma demora maior do que a que está acostumado, agende uma visita ao mecânico para saber se é algo na bateria.

Falhas nas luzes do veículo

Sempre que notar algum tipo de falha no sistema elétrico, saiba que pode ser algo relacionado a bateria do carro. Dentre as principais falhas que tem ligação com a bateria, podemos citar:

  • Ventilação;
  • Ar-condicionado;
  • Sistema de injeção do combustível etc.

Luz no painel é sempre sinônimo de atenção

Qualquer luz no painel é motivo para ficar atento, haja vista que pode indicar uma série de problemas, inclusive na bateria do carro.

Como fazer a bateria do carro durar mais?

Uma coisa que você deve saber é que há vários tipos de bateria para carro, sendo que cada uma detém características diferentes. Portanto, caso queira que a sua tenha uma vida útil maior, o ideal é optar por as de melhores qualidades, como é o caso das baterias Moura.

No entanto, há sim alguns cuidados que você pode tomar a fim de aumentar a sua vida útil. Dentre elas, podemos citar o fato de não esquecer os faróis e rádios ligados, pois isso vai ajudar a manter a carga do veículo. Fora isso, evite ligar som ou demais itens com o motor desligado.

Manter os bornes da bateria de carro sempre limpo e não dar partida com os faróis ligados, por exemplo, também são atitudes simples que irão fazer uma grande diferença. Outra coisa muito importante é não deixar o seu carro muito tempo parado

Como escolher a melhor bateria do carro?

Muita gente se preocupa em saber quanto custa bateria de carro, mas se você quer optar por aquela que seja a melhor opção, deve deixar esse quesito de lado. Dentre alguns pontos que você deve considerar, a fim de obter a melhor alternativa, citamos os seguintes:

  • Marca;
  • Tamanho;
  • Selo do Inmetro;
  • Garantia e trocas.

Não esqueça de contar com a baterias 24 horas BH

Outra grande dica para você escolher a melhor bateria de carro com certeza é contar com a baterias 24 horas BH. Afinal de contas, somos uma referência de qualidade e excelência em todos os nossos produtos e serviços.Então, para obter maiores informações sobre os nossos tipos de baterias e qual é a mais indicada no seu caso, entre em contato conosco e fale agora com um de nossos especialistas.