Uma bateria de carro pode acabar por ficar parada?

Uma bateria de carro pode acabar por ficar parada?

Hoje em dia, é provável que seu carro fique estacionado na garagem por mais tempo. Embora isso possa ser bom para economizar dinheiro com gasolina e outras manutenções, não é uma situação ideal para a bateria do seu carro.

Isso leva a uma questão importante: a bateria de um carro pode se esgotar ao sentar-se? Sim pode. Mesmo enquanto seu carro está coletando folhas no capô, a bateria do carro está sempre sendo usada de alguma forma, o que significa que continuará a descarregar. Isso ocorre principalmente porque ele ainda está alimentando o sistema de alarme, o controle de temperatura, os sistemas de computador e quaisquer outros recursos elétricos do seu carro. Além disso, se você mora em um clima extremamente quente, precisa estar ciente de que o calor pode fazer com que a bateria perca a carga mais rapidamente. 

Se você não planeja dirigir por um tempo, provavelmente vale a pena aprender as respostas a estas perguntas: Por quanto tempo uma bateria de carro pode ficar sem uso? E como faço para armazenar a bateria para prolongar sua vida ?

Quanto tempo dura a bateria de um carro sem dirigir?

A bateria de um carro dura normalmente cerca de quatro semanas , mas varia de acordo com o veículo e a idade da bateria. Como mencionado, a bateria de um carro morre rapidamente em climas mais quentes, mas sua descarga também será acelerada se o seu veículo tiver mais eletrônicos de ponta para alimentar. 

Quando seu carro não está em uso, manter a bateria carregada é difícil porque o alternador não tem a oportunidade de fazer seu trabalho. O alternador é essencialmente um gerador para o sistema elétrico do seu carro. Ajuda a bateria a manter sua carga e fornece energia para outros componentes elétricos, como faróis, luzes internas e aparelho de som. 

Nova bateria de carro

A vida média da bateria de um carro para novos modelos é de três a quatro anos . Lembre-se de que isso ocorre apenas quando seu carro é dirigido regularmente. Uma bateria nova não usada terá uma vida útil muito mais curta se não for recarregada com frequência. 

Bateria de carro desconectada

Sua bateria irá descarregar mais rápido quando estiver conectada ao seu veículo do que quando estiver desconectada. Quando armazenada corretamente, uma bateria de carro separada pode durar até seis meses . Como as baterias novas, o segredo para durar é recarregá-las regularmente. Carregar a bateria a cada 12 semanas é um bom padrão a seguir. 

Como armazenar uma bateria de carro

Se você espera que a bateria do seu carro fique sem uso por mais de um mês, deve considerar remover a bateria e guardá-la fora. Isso ajudará a reduzir o desgaste da bateria e permitirá que mantenha melhor a carga a longo prazo.

Agora, há muito mais para armazenar sua bateria do que apenas colocá-la em uma prateleira em sua garagem. Siga estas etapas para o armazenamento da bateria:

1. Certifique-se de que a bateria está totalmente carregada

Sempre armazene sua bateria com carga total. Isso ajudará a evitar a maioria dos danos e deterioração que podem ocorrer durante o armazenamento.

2. Procure por possíveis danos

As baterias às vezes podem rachar ou corroer com o tempo, portanto, inspecione sua bateria para qualquer tipo de dano. Pode ser necessário substituí-lo se o dano for sério.

3. Limpe a bateria

Os acúmulos de corrosão e eletrólito devem ser limpos antes de a bateria ser guardada. Sujeira como essa pode interferir nos terminais, fazendo com que a bateria descarregue mais rápido.

A maneira mais fácil de limpar uma bateria em casa é aplicando uma mistura de bicarbonato de sódio e água e esfregando com uma escova de aço. Depois de cuidar dos depósitos, limpe o invólucro da bateria de acordo com as instruções do fabricante.

4. Encontre o local de armazenamento correto

Embora você deva contar com a bateria descarregando em alguma capacidade enquanto está armazenada, você pode tomar medidas para limitar a quantidade de energia que se esgota. Fora do tempo de armazenamento da bateria, o principal fator que afetará a taxa de descarga da bateria é a temperatura.

O ideal é manter a bateria em uma área seca e bem ventilada que permaneça entre 40 e 60 graus Fahrenheit. Evite pontos que podem ficar muito quentes ou frios, pois podem fazer a bateria descarregar mais rapidamente. Além disso, mantenha afastado de locais com excesso de umidade; isso pode causar corrosão na bateria.

5. Recarregue a bateria regularmente

Monitorar sua bateria enquanto ela está armazenada é crucial para maximizar sua vida útil. Certifique-se de verificar sua bateria pelo menos a cada 12 semanas (embora quanto mais frequente, melhor). Se possível, teste a tensão com um voltímetro para medir a quantidade de energia restante da bateria. Quando estiver com 70% da carga ou menos, recarregue-o.

O que fazer se sua bateria acabar

No caso de a bateria do seu carro morrer por ficar muito tempo parada, tente dar a partida no carro . Isso geralmente fará com que seu carro funcione novamente se a bateria e o veículo estiverem em condições relativamente boas. Se isso não funcionar, provavelmente é hora de trocar a bateria.  Verifique também se há sinais de um alternador ruim . Entre em contato com seu mecânico preferido para ver quais são suas opções.

Manter a bateria em um bom estado é tão importante quanto garantir que você e seu veículo tenham a proteção certa. Aqui estão cinco coisas que você deve saber quando se trata de seguro automóvel .