Quando trocar a bateria do seu carro

Quando trocar a bateria do seu carro

Freqüentemente, as baterias dos automóveis são consideradas óbvias até que simplesmente param de funcionar. Uma bateria descarregada pode ser um inconveniente na melhor das hipóteses e, na pior, pode deixá-lo perdido em algum lugar. É por isso que é importante saber quando você deve substituir a bateria do carro.

É importante procurar sinais de alerta muito antes do momento em que a bateria não for mais forte o suficiente para ligar o motor. Em alguns casos, uma bateria descarregada pode ser causada por erros humanos evitáveis , como deixar as luzes acesas e descarregar a bateria durante a noite. Em casos como esse, você pode dar uma partida para ajudar a dar partida no carro e recarregar a bateria.

No entanto, outros problemas podem indicar que sua bateria está chegando ao fim de sua vida útil e que pode ser hora de substituí-la. Aqui estão alguns sinais de alerta que sugerem que é hora de uma nova bateria de carro.

Sinais de alerta que a bateria do seu carro pode precisar ser substituída

A idade da bateria

Um dos principais indicadores de que você pode querer substituir a bateria é a idade. Em média, a bateria do seu carro deve durar de cinco a sete anos. Se estiver envelhecendo, observe atentamente o seu desempenho ao longo do tempo.

Quantas vezes o carro é dirigido

Algumas baterias duram mais e outras morrem ainda mais cedo; muito disso tem a ver com a frequência com que você dirige seu veículo. Dirigir seu carro carrega a bateria. Se você leva seu carro diariamente, a bateria provavelmente vai durar mais do que a bateria de um carro que fica sem uso por longos períodos de tempo.

Tempo que leva para o motor dar partida

Se o motor do seu carro começar a girar mais devagar ao ligá-lo, é um bom indicador de que a bateria está começando a falhar. As luzes no painel podem diminuir ou piscar quando o carro está ligando, o que é outro indicador de que a bateria pode estar fraca.

Outros sinais de que pode ser hora de substituir a bateria do carro

  • Os faróis escurecem quando o carro está em marcha lenta, embora eles aumentem quando você liga o motor
  • Você pode ver sinais de corrosão nos terminais e cabos da bateria
  • Funções como os vidros elétricos funcionam muito lentamente quando o motor está em marcha lenta em comparação com sua velocidade quando o motor está funcionando

Se você notar esses sintomas em seu veículo, provavelmente é hora de colocar uma nova bateria. Você sempre pode ter certeza, levando seu carro a uma oficina automotiva.

Seu mecânico pode testar a bateria usando um equipamento que mede seus CCAs, ou amperes de partida a frio. Isso lhe dirá quanta energia inicial sua bateria possui. A partir daí, seu mecânico pode ajudá-lo a determinar se é hora de substituir a bateria ou não.

Manter uma bateria forte é um componente importante da manutenção do carro. Saiba mais sobre como fazer um check-up em seu veículo para garantir que seus sistemas estejam funcionando de forma eficiente.