Quando se trata de carros, não há nada pior do que ficar preso com uma bateria descarregada. Todos nós já passamos por isso em algum momento de nossas vidas, e o problema muitas vezes é agravado pelo fato de que, com veículos modernos, há pouco ou nenhum sinal de alerta mostrado antes – e provavelmente uma chance de 50% de que ocorra enquanto você está fora de casa.
Assim como a bateria do seu celular ou laptop, as baterias de chumbo-ácido têm uma vida útil limitada e, eventualmente, perderão a capacidade de manter carga suficiente para dar partida no carro. Em média, você pode esperar que uma bateria de chumbo-ácido dure cerca de 42 meses, mas este intervalo de tempo irá variar dependendo de uma série de variáveis - como climas quentes ou frios, duração das viagens e o desempenho do circuito de carregamento do seu carro.

Mas, independentemente das condições a que seu carro esteja sujeito, aqui estão 7 dicas que você pode considerar para ajudar a tirar o máximo proveito de sua bateria.
1. Evite dirigir em viagens curtas com frequência
Sua bateria é treinada toda vez que você liga o carro, mas é recarregada pelo motor durante a viagem. Portanto, se você estiver dirigindo por uma curta distância, será impossível que a bateria recupere a quantidade de energia perdida – e se você repetir o processo diariamente, a tensão da bateria reduzirá continuamente até que ela não consiga mais ligar o carro.
Mantenha a bateria do seu carro dirigindo com frequência e por mais tempo – e se você não usa o carro com muita frequência, considere investir em um carregador de bateria para ajudar a manter a voltagem correta.
2. Mantenha sua bateria firmemente presa
A vibração pode reduzir a vida útil da bateria do seu carro, por isso é vital que você sempre use uma braçadeira de bateria aprovada para garantir que ela seja mantida corretamente pressionada o tempo todo. Se não estiver bem presa, a vibração excessiva pode danificar os componentes internos da bateria, criando curto-circuitos e reduzindo a vida útil da bateria.
Mas não cometa o erro de apertar demais as porcas da braçadeira da bateria até o limite de sua força – porque você pode danificar a bateria! Em vez disso, simplesmente aperte as porcas até sentir o início da resistência e continue por apenas mais meia volta.
3. Minimize a potência usada enquanto o motor estiver desligado
As baterias do carro ficam mais felizes quando são mantidas perto de 100% da carga – portanto, manter os faróis ou as luzes internas acesas enquanto o motor não está funcionando é uma grande impossibilidade. Antes de sair do veículo, certifique-se sempre de que todos os acessórios estejam desligados e verifique novamente se as luzes estão apagadas quando você se afasta.
4. Mantenha sua bateria limpa
Certifique-se de que a parte superior da bateria esteja limpa, seca e sem sujeira e fuligem. Uma bateria suja pode descarregar através da sujeira na parte superior da caixa – criando um curto-circuito moderado que eventualmente irá descarregar a bateria.
Os terminais da bateria também corroem com o tempo, e mantê-los limpos de acúmulo é uma ótima maneira de prolongar a vida útil da bateria do seu carro. Esfregue os terminais com uma escova de dentes velha umedecida em uma mistura de bicarbonato de sódio e água. Em seguida, usando um borrifador com água fria, enxágue a mistura e em seguida uma secagem completa com um pano limpo.
5. Tente minimizar a exposição ao calor
Um equívoco popular é que o tempo frio mata as baterias dos carros – mas isso não é estritamente verdade. As baterias dos carros precisam trabalhar mais para dar a partida no motor durante os meses de inverno, mas a razão pela qual tantas falham durante o inverno é principalmente devido aos danos sofridos durante o calor do verão anterior.
O calor extremo é difícil para as baterias porque aumenta a taxa de evaporação da água das células – mesmo em baterias com tampa selada. O frio então revela as deficiências da bateria mais fraca, já que as temperaturas mais baixas minam o poder de partida restante, enquanto ela tenta dar partida em motores frios com óleo espesso.
Então o que você pode fazer? Bem, basicamente qualquer coisa que você possa pensar para reduzir a temperatura sujeita à bateria. Estacionar seu veículo na sombra sempre que possível e mantê-lo na garagem enquanto não estiver em uso são ótimas ideias – ou você pode procurar maneiras de ajudar a isolar a bateria do calor gerado no compartimento do motor.
6. Verifique a voltagem da bateria uma vez por mês
A vida útil de uma bateria de chumbo-ácido diminuirá drasticamente quanto mais tempo ela for deixada parcial ou totalmente descarregada, portanto, verificar a tensão com um voltímetro uma vez por mês é uma ótima maneira de ficar de olho na saúde da bateria. Uma bateria de chumbo-ácido saudável e totalmente carregada deve ter uma tensão de cerca de 12,7 volts ou superior.
Se a tensão cair abaixo de 12,5 volts, recomendamos recarregar a bateria o mais rápido possível. Também é importante lembrar que a bateria de chumbo-ácido de um carro é considerada meio carregada a 12,4 volts e completamente sem carga a 12,0 volts – portanto, não seja complacente.

7. Não deixe o carro sem uso por longos períodos
Como você deve ter notado em alguns dos pontos acima, é vital que as baterias de chumbo-ácido sejam mantidas totalmente carregadas o tempo todo para evitar danos. Independentemente da marca, todas as baterias de chumbo-ácido perdem carga naturalmente com o tempo – algo conhecido como ‘autodescarga’.
Uma bateria de chumbo-ácido inundada se autodescarrega a uma taxa de cerca de 1% por dia à temperatura ambiente, 0,25% por dia a 10 ° C (50 ° F) e 1,5% por dia a 30 ° C (86 ° F). É importante lembrar que as cargas parasitas do veículo aumentarão a taxa de descarga, portanto, se o seu veículo for ficar sem uso por mais de uma semana, seria aconselhável conectar um carregador de gotejamento para manter a bateria na ponta. condição superior.